domingo, 12 de abril de 2009

Papel Jornal

Jovens da periferia de São Paulo convivem todos os dias com a exclusão social, com isso jornalistas fundaram a ONG (Organização Não governamental) Papel Jornal. A ONG fica no Jardim Ângela e há dez anos desenvolve trabalhos com estrutura jornalística com jovens de todas as idades.Em entrevista coletiva a jornalista Roseli Loturco integrante do projeto, conta essa história.

A ONG Papel Jornal, nasceu em um grupo de jornalistas após grande insistência dos jovens da periferia em saber, como contar a história deles teórica e tecnicamente e com base na estrutura jornalística. Essa ONG nasceu em 1999 com o objetivo de contribuir para a democratização da comunicação e ajudar esses jovens no processo educacional, exercendo seus direitos como cidadãos.

O Jardim Ângela, que já foi considerado um dos bairros mais violentos do mundo, é sede do Papel Jornal que conta com a ajuda da Bolsa Social que financia o projeto e de parceiros como o PAC (Programa de Ação Cultural), Governo do Estado de São Paulo e a UNICEF.

O Projeto conta com o trabalho de um grupo 5 pessoas na equipe direta, entre elas Alessandro Nery Engenheiro Químico, Marlene Bergamo Foto jornalista e Roseli Loturco Jornalista, entre os projetos está a oficina experimental onde o jovem aprende a escrever reportagem, fotografia, jornal, revista e há também estímulo de leitura através de contos africanos e árabes .

A ONG é definida por Roseli Loturco como: " Transformar realidade que o jovem vive em algo melhor para ele mesmo". Jovens considerados marginalizados e sem emprego são estimulados através deste projeto a se inserir na sociedade sem precisar sair da periferia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário